sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Oshikandela e Omavele







Hummm….Como hei-de descrever o Oshikandela made in Namibia e o Omavele made in Angola. É um lacticínio, similar ao iogurte natural, o primeiro espesso, o segundo mais líquido. Semi-ácido, declinado em várias categorias, das quais a que eu mais gosto é, claro, a Sweet (Doce). A azeda usa-se para misturar no pirão (farinha cozida que acompanha as carnes e os peixes). Há as de sabores a frutos, mas essas ainda não provei.
Uma angolana disse-me que o Omavele, mais líquido, é melhor porque é mais natural, não tem conservantes, é mais fresco e mais puro. E caso passe um pouco do tempo, mas sem inchar o saco, mistura-se leite e fica outra vez bom para nos deliciarmos.
De vez em quando, porque também é forte no trabalho “interno”, lá vou beberricando por gosto, ou para disfarçar as caimbras de alguma fome porque não fiz a alimentação correcta: almoçar antes de sair de casa, por exemplo. Nos dias em que se entra ao início da tarde, também não apetece muito sentar-me à mesa e comer o arroz com feijão, prato mais regular na casa-clausura.
Hoje havia peixe-burro! Mas não estava pronto….ficou para o jantar. De qualquer forma ia saborear aquela posta assada no forno, a que se juntava a couve e o feijão-verde cozido, mais um copo de Diesel (cerveja com coca-cola) e depois só me apeteceria estender-me no sofá.

Sem comentários: