segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Receitas não angolanas: Caçarola de Atum







Ontem cozinhei uma refeição pela primeira vez aqui. Já tinha preparado sobremesas, mas nunca um almoço. Mas apeteceu-me descontrair e criar. Cogitei fazer a Caçarola de Atum. Leva massa de cotovelo, atum de lata, azeitonas pretas, pimento, sopa de cogumelos em pó. Substitui pela sopa de cebola em pó, pois não encontrei a citada. Gostei mais, para mim ficou mais apaladado. Leva ainda cebolas, alho que refoguei com o pimento e as azeitonas descaroçadas. Para a sopa (pus 2 pacotes), junta-se leite e querendo também água. Tem que ficar grossinha. Junta-se este molho ao refogado. Coze-se a massa. Envolve-se tudo.
Vai ao forno polvilhada ou com batata frita esmigalhada de pacote ou pão ralado, por uns minutos.
O que nós não contávamos é que um dos pirexes se partisse com estrondo mal se tirou do aconchegamento. Não era pirex, mas foi vendido como tal. Não aproveitámos nada por causa dos vidros. Ninguém aqui em casa sofre de Pica.
Só nos tentamos com guloseimas.
Acompanhamento: salada de tomate e cebola, cuja terrina foi esfregada com alho, temperada com sal, azeite e vinagre. Beterraba crua temperada do mesmo modo.
Sobremesa: mousse de abacate, com pouco açúcar e ligada com nata fresca; salada de morangos, abacaxi e bananas, aqueles provenientes da Huíla e já docinhos.
Como sempre: cerveja Ngola ou Cuca, que alguns como eu misturam com gasosa Blue, tudo made in Angola.

Sem comentários: